Uma grande diversidade de fungos (macroscópicos) estava a disposição da visualização dos alunos, como orelhas de pau, cogumelos, líquens, bolores, mofos.
Sobre os vírus foram alertados modos de prevenção de doenças virais, principalmente, as formas de gripe, dengue e foi explanado sobre o coronavírus, sem tirar a conotação de atenção, porém esclarecendo algumas coisas. A etiqueta da tosse, de evitar espirrar sobre as mãos, lavar bem as mesmas, bem como cuidar da higiene de todas as partes do corpo foi comentada, afinal o objetivo da aula é conhecer para se cuidar. A alimentação saudável para aumentar o sistema imunológico também foi enfatizada.
Foram citados benefícios e malefícios das bactérias, protozoários e fungos.
Para enriquecer a aula, os alunos tiveram acesso às lupas de mão,manuseando fungos com cuidado utilizando pinças para esta finalidade e sob supervisão das professoras Jozi e Priscila.
Foram visualizados ao microscópio, protozoários como o paramécio (que não causa doenças), bem como o fungo Penicillium (com o qual dependendo da espécie se faz o antibiótico penicilina e os queijos saborosos roquefort e gorgonzola.
Para finalizar e tentar comprovar que as bactérias mesmo tão pequenas, invisíveis a olho nú, podem ser encontradas em todos os lugares, foi feita uma coleta de possíveis bactérias em vários locais, o que após uma semana haverão de ter colonizado o meio de cultura. Os alunos retornarão ao laboratório para verificar esse resultado.
Foi mais uma aula cheia de conhecimento de curiosidades.
Confira registros desta aula prática:
Nenhum comentário:
Postar um comentário