Água, características, importância, preservação e estados
físicos da água- 2º ano1, 2º ano 2 e 2º ano 3- Professoras Luciane Mai Mumber,
Rejane Land, Dilvanete Ferri Schussler e
Simone Lauschner
No dia 10 de fevereiro, os alunos
das turmas 2º ano1, 2º ano 2 e 2º ano 3 dos turnos matutino e vespertino
tiveram a oportunidade de trabalhar na prática, junto com suas professoras de turma e professora orientadora de laboratório Jozi Deimling, os assuntos relacionados à água:
características da água; seus principais estados físicos encontrados na
natureza (sólido, líquido e gasoso); quantidade de água encontrada no planeta, total
de água doce –incluindo geleiras e águas subterrâneas, total de água doce
disponível em rios e lagos e total de água doce potável. Essa discussão inicial
rendeu muitos comentários e através da simulação da quantidade de água doce
encontrada no planeta e a proporção diferenciada de água salgada, água doce nas
geleiras, água de fácil acesso nos rios e água com boas condições de consumo, os
alunos puderam perceber a importância de
preservar esse recurso tão precioso.Também identificaram várias formas de poluição que a água sofre.
Aproveitando o assunto água, os alunos foram orientados aos cuidados com a água parada( para evitar a proliferação do mosquito causador da Dengue) e também conheceram uma forma caseira de fazer repelente utilizado a planta citronela.
Foi montado um cenário de uma nascente
de um rio e a mata ciliar ao redor do seu leito (utilizando mudas de árvores
nativas do projeto Carbono Zero da escola). Também foram utilizados nessa
representação, animais que vivem em aquários e a importância da água para os
mesmos, como o aquário com peixes ornamentais e um aquário com um Cágado –
Tartaruga Olho de tigre. Observar os animais foi um momento muito curioso e eufórico para os alunos. Eles também foram instigados a entender a importância da
mata ciliar para a preservação da água de pequenos hábitos que podem ser aplicados no seu dia a dia, como a economia de água no banho, na escovação de
dentes, o uso da água da chuva e o reuso da água da lavadora de roupas.
Para encerrar essa aula prática
no laboratório da escola, foram demonstradas pequenas experiências introduzindo
o assunto dos estados físicos da água e da mudança de estado físico. Foram
demonstradas água em temperatura ambiente (usando termômetros), água e gelo e
água aquecida.
Confira registros dessa aula
prática:
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