terça-feira, 10 de março de 2020

Água, características, importância, preservação e estados físicos da água- 2º ano1, 2º ano 2 e 2º ano 3- Professoras Luciane Mai Mumber, Rejane Land, Dilvanete Ferri Schussler e Simone Lauschner


Água, características, importância, preservação e estados físicos da água- 2º ano1, 2º ano 2 e 2º ano 3- Professoras Luciane Mai Mumber, Rejane Land, Dilvanete  Ferri Schussler e Simone Lauschner
No dia 10 de fevereiro, os alunos das turmas 2º ano1, 2º ano 2 e 2º ano 3 dos turnos matutino e vespertino tiveram a oportunidade de trabalhar na prática, junto com suas professoras de turma e professora orientadora de laboratório Jozi Deimling, os assuntos relacionados à água: características da água; seus principais estados físicos encontrados na natureza (sólido, líquido e gasoso); quantidade de água encontrada no planeta, total de água doce –incluindo geleiras e águas subterrâneas, total de água doce disponível em rios e lagos e total de água doce potável. Essa discussão inicial rendeu muitos comentários e através da simulação da quantidade de água doce encontrada no planeta e a proporção diferenciada de água salgada, água doce nas geleiras, água de fácil acesso nos rios e água com boas condições de consumo, os alunos  puderam perceber a importância de preservar esse recurso tão precioso.Também identificaram várias formas de poluição que a água sofre. 
Aproveitando o assunto água, os alunos foram orientados aos cuidados com a água parada( para evitar a proliferação do mosquito causador da Dengue) e também conheceram uma forma caseira de fazer repelente utilizado a planta citronela.
Foi montado um cenário de uma nascente de um rio e a mata ciliar ao redor do seu leito (utilizando mudas de árvores nativas do projeto Carbono Zero da escola). Também foram utilizados nessa representação, animais que vivem em aquários e a importância da água para os mesmos, como o aquário com peixes ornamentais e um aquário com um Cágado – Tartaruga Olho de tigre. Observar os animais foi um momento muito curioso e eufórico para os alunos. Eles também foram instigados a entender a importância da mata ciliar para a preservação da água de pequenos hábitos que podem ser aplicados no seu dia a dia, como a economia de água no banho, na escovação de dentes, o uso da água da chuva e o reuso da água da lavadora de roupas.
Para encerrar essa aula prática no laboratório da escola, foram demonstradas pequenas experiências introduzindo o assunto dos estados físicos da água e da mudança de estado físico. Foram demonstradas água em temperatura ambiente (usando termômetros), água e gelo e água aquecida.
Confira registros dessa aula prática:

















































 
Algumas breves descrições elaboradas pelos alunos após a aula prática








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