No
dia 04 de março, as turmas 9º ano 1
(matutino) e 9º ano 2 (vespertino), juntamente com as professoras Ivanir (ciências) e Jozi (orientadora de laboratório), realizam vários experimentos práticos no
laboratório da escola envolvendo os assuntos propriedades da matéria e reações
químicas. Para
verificar a densidade de diferentes materiais, foram realizados experimentos com líquidos de diferentes
salinidades, (água sem adição de sal e
água com adição de sal) onde foi mergulhado o ovo e percebido que há diferenças
na densidade, o que foi correlacionado com a concentração de sais,
altitude, temperatura, pressão.
Foram realizadas experiências sobre o conteúdo reações químicas, onde foram
feitos experimentos sobre
fotólise, eletrólise e oxirredução. Para
a fotólise foi utilizada batatinha cortada em rodelas às quais foi adicionada
água oxigenada (peróxido de hidrogênio).
Houve uma reação de decomposição pois resultou em água e gás oxigênio.
Na eletrólise, primeiramente foi
montado um sistema eletrolítico usando pilhas ligadas a dois fios de cobre (um
ao pólo positivo e outro ao pólo negativo).
Antes de tudo, foi preciso colocar
dois tubos de ensaio contendo um catalisador para acelerar a reação química (o hidróxido
de sódio) em um reservatório maior de água béquer de 600ml. O pólo positivo
(ânodo) foi ligado em um dos tubos de ensaio e o pólo negativo (Cátodo) em
outro tubo de ensaio. Observou-se com o passar do tempo em que a solução aquosa
dos tubos de estava ligada à corrente elétrica produzida pelo sistema
eletrolítico, o surgimento de bolhas na parte interna dos tubos . A eletrólise
decompôs as moléculas de água em HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO. No tubo de ensaio
ligado ao pólo negativo (cátodo), houve maior predominância de hidrogênio que,
após ser retirado do béquer e adicionando
uma fonte de calor e chama, originou uma leve explosão. Já no pólo positivo
(ânodo), houve maior predominância de oxigênio que, após ser retirado do béquer
e adicionando a mesma fonte de calor e chama, originou energia comburente para
manter acesa a chama da combustão.
Um último experimento foi o de
oxirredução onde também houve decomposição. Utilizou-se pequena quantidade
de permanganato de potássio que foi adicionado a 40ml de água, mexendo com espátula,
evidenciando a cor roxa. Dessa reação, foi originado inicialmente potássio e
permanganato. Após foi adicionado 20ml de ácido acético (vinagre) e peróxido de
hidrogênio (água oxigenada), resultando no elemento químico manganês que é
incolor . Percebeu-se claramente a
liberação de oxigênio no interior do béquer nessa decomposição. Foi realizado o
mesmo experimento adicionando apenas água, permanganato de potássio e peróxido
de hidrogênio, onde verificou-se a cor marrom inicial, resultando, após um
tempo de decantação em dióxido de manganês ao fundo do béquer (já que o mesmo
não se dissolve em água) e a coloração levemente esverdeada.
Foi uma aula cheia de
conhecimentos e correlação com o cotidiano dos alunos, levando-os a observarem
reações de cores, cheiros, temperaturas diferenciadas.
Confira
registros fotográficos desta aula prática:
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