quarta-feira, 4 de março de 2020

Densidade, reações químicas (eletrólise, fotólise e oxirredução) Professora Ivanir Merísio


          No dia 04 de março, as turmas  9º ano 1 (matutino) e 9º ano 2 (vespertino), juntamente com as professoras Ivanir  (ciências)  e Jozi (orientadora de laboratório),  realizam vários experimentos práticos no laboratório da escola envolvendo os assuntos propriedades da matéria e reações químicas.           Para verificar a densidade de diferentes materiais, foram realizados  experimentos com líquidos de diferentes salinidades,  (água sem adição de sal e água com adição de sal) onde foi mergulhado o ovo e percebido que há diferenças na densidade, o que foi correlacionado com a concentração de sais, altitude,  temperatura, pressão.
         Foram realizadas  experiências  sobre o conteúdo  reações  químicas,  onde foram  feitos experimentos  sobre fotólise, eletrólise e oxirredução.  Para a fotólise foi utilizada batatinha cortada em rodelas às quais foi adicionada água oxigenada (peróxido de hidrogênio).  Houve uma reação de decomposição pois resultou em água e gás oxigênio.
        Na eletrólise, primeiramente foi montado um sistema eletrolítico usando pilhas ligadas a dois fios de cobre (um ao pólo positivo e outro ao pólo negativo).  Antes de  tudo, foi preciso colocar dois tubos de ensaio contendo um catalisador para acelerar a reação química (o hidróxido de sódio) em um reservatório maior de água béquer de 600ml. O pólo positivo (ânodo) foi ligado em um dos tubos de ensaio e o pólo negativo (Cátodo) em outro tubo de ensaio. Observou-se com o passar do tempo em que a solução aquosa dos tubos de estava ligada à corrente elétrica produzida pelo sistema eletrolítico, o surgimento de bolhas na parte interna dos tubos . A eletrólise decompôs as moléculas de água em HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO. No tubo de ensaio ligado ao pólo negativo (cátodo), houve maior predominância de hidrogênio que, após ser retirado do béquer e  adicionando uma fonte de calor e chama, originou uma leve explosão. Já no pólo positivo (ânodo), houve maior predominância de oxigênio que, após ser retirado do béquer e  adicionando a mesma fonte de  calor e chama, originou energia comburente para manter acesa a chama da combustão.
                Um último experimento foi o de oxirredução onde também houve  decomposição. Utilizou-se pequena quantidade de permanganato de potássio que foi adicionado a 40ml de água, mexendo com espátula, evidenciando a cor roxa. Dessa reação, foi originado inicialmente potássio e permanganato. Após foi adicionado 20ml de ácido acético (vinagre) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), resultando no elemento químico manganês que é incolor .  Percebeu-se claramente a liberação de oxigênio no interior do béquer nessa decomposição. Foi realizado o mesmo experimento adicionando apenas água, permanganato de potássio e peróxido de hidrogênio, onde verificou-se a cor marrom inicial, resultando, após um tempo de decantação em dióxido de manganês ao fundo do béquer (já que o mesmo não se dissolve em água) e a coloração levemente esverdeada.
                Foi uma aula cheia de conhecimentos e correlação com o cotidiano dos alunos, levando-os a observarem reações de cores, cheiros, temperaturas diferenciadas.
Confira registros fotográficos desta aula prática:





































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