quinta-feira, 5 de março de 2020

Reações químicas ( Efervecência, Combustão, Decomposição de substâncias: eletrólise, fotólise e oxirredução) reações químicas (eletrólise e oxirredução) 6º ano 1 e 6º ano 2 – Professora Ivanir Merisio


         Para complementar e visualizar na prática reações químicas trabalhadas em sala de aula e vivenciadas no cotidiano humano, os alunos das turmas 6º ano 1 (matutino) e 6º ano 2 (vespertino), juntamente com as professoras Ivanir  (ciências)  e Jozi (orientadora de laboratório),  realizam vários experimentos práticos no laboratório da escola.
       O primeiro experimento abordou a experiência efervecência. Para tanto foram utilizados bicarbonato de sódio em um balão de festa e tampado um erlenmeyer contendo ácido acético (vinagre). Essa reação resultou em produção de gás carbônico que ficou bem visível no balão que se encheu desse gás. Vários exemplos do uso de bicarbonato de sódio e do dia a dia foram citados e debatidos com os alunos.
            Logo em seguida foram realizadas reações químicas: onde foram  feitos experimentos  sobre  eletrólise e oxirredução. 
           Na eletrólise, primeiramente foi montado um sistema eletrolítico usando pilhas ligadas a dois fios de cobre (um ao pólo positivo e outro ao pólo negativo).  Antes de  tudo, foi preciso colocar dois tubos de ensaio contendo um catalisador para acelerar a reação química (o hidróxido de sódio) em um reservatório maior de água béquer de 600ml. O pólo positivo (ânodo) foi ligado em um dos tubos de ensaio e o pólo negativo (Cátodo) em outro tubo de ensaio. Observou-se com o passar do tempo em que a solução aquosa dos tubos de estava ligada à corrente elétrica produzida pelo sistema eletrolítico, o surgimento de bolhas na parte interna dos tubos. A eletrólise decompôs as moléculas de água em HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO. No tubo de ensaio ligado ao pólo negativo (cátodo), houve maior predominância de hidrogênio que, após ser retirado do béquer e  adicionando uma fonte de calor e chama, originou uma leve explosão. Já no pólo positivo (ânodo), houve maior predominância de oxigênio que, após ser retirado do béquer e  adicionando a mesma fonte de  calor e chama, originou energia comburente para manter acesa a chama da combustão.
                Um último experimento foi o de oxirredução onde também houve  decomposição. Utilizou-se pequena quantidade de permanganato de potássio que foi adicionado a 40ml de água, mexendo com espátula, evidenciando a cor roxa. Dessa reação, foi originado inicialmente potássio e permanganato. Após foi adicionado 20ml de ácido acético (vinagre) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), resultando no elemento químico manganês que é incolor.  Percebeu-se claramente a liberação de oxigênio no interior do béquer nessa decomposição. Foi realizado o mesmo experimento adicionando apenas água, permanganato de potássio e peróxido de hidrogênio, onde verificou-se a cor marrom inicial, resultando, após um tempo de decantação em dióxido de manganês ao fundo do béquer (já que o mesmo não se dissolve em água) e a coloração levemente esverdeada ao final.
                Foi uma aula cheia de conhecimentos e correlação com o cotidiano dos alunos, levando-os a observarem reações de cores, cheiros, temperaturas diferenciadas.
Confira registros fotográficos desta aula prática:






























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