quarta-feira, 11 de março de 2020

Cultura de bactérias e fungos e meios de prevenção às doenças 4º ao 1 e 4º ano 2 (Professoras Priscilla Rigotti Frant e Jozi Deimling))

         Nesta quarta-feira, dia 11 de março, alunos das turmas 4º ano 1 (matutino) e 4º ano 2 (vespertino), tiveram a oportunidade de constatar os resultados da cultura de bactérias e fungos iniciada na semana anterior em aula prática no laboratório da escola.
         Os resultados foram surpreendentes, pois houve crescimento abundante tanto de fungos quanto de bactérias nos locais,objetos ou partes do corpo humano em que foi realizada a coleta com uso de cotonetes e depois depositada no meio de cultura.
          Foram coletadas amostras de possíveis fontes de bactérias e fungos:  boca, orelha, couro cabeludo, mãos, dedos e unhas, pés, chinelos, interior de tênis, colar, relógio, mesa, maçaneta de porta, aparelho de celular, carteira de documentos, óculos, dinheiro em notas e moedas, garrafinha de água, aparelho de dente.
          Ficou evidente que as bactérias e fungos estão em todo o lugar. Nem todos são maléficos, mas alguns desses micro-organismos podem causar doenças.
          Aproveitando o momento, a professora orientadora de laboratório Jozi Deimling, explanou sobre os cuidados de higiene, limpeza dos locais frequentados pelas pessoas, a importância de manter o sistema imunológico com uma alimentação saudável, lavar bem as mãos ao tocar em superfícies que podem estar contaminadas. Também citou a necessidade de aplicarmos a etiqueta da tosse, não tossindo ou expirando sobre a mão ou diretamente no ar e sim utilizar o antebraço para proteger a proliferação de vírus e bactérias. Também é importante frisar que se evite compartilhar utensílios de alimentação até mesmo copos e garrafas de água.
            Veja  alguns registros desta aula prática:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário