Os resultados foram surpreendentes, pois houve crescimento abundante tanto de fungos quanto de bactérias nos locais,objetos ou partes do corpo humano em que foi realizada a coleta com uso de cotonetes e depois depositada no meio de cultura.
Foram coletadas amostras de possíveis fontes de bactérias e fungos: boca, orelha, couro cabeludo, mãos, dedos e unhas, pés, chinelos, interior de tênis, colar, relógio, mesa, maçaneta de porta, aparelho de celular, carteira de documentos, óculos, dinheiro em notas e moedas, garrafinha de água, aparelho de dente.
Ficou evidente que as bactérias e fungos estão em todo o lugar. Nem todos são maléficos, mas alguns desses micro-organismos podem causar doenças.
Aproveitando o momento, a professora orientadora de laboratório Jozi Deimling, explanou sobre os cuidados de higiene, limpeza dos locais frequentados pelas pessoas, a importância de manter o sistema imunológico com uma alimentação saudável, lavar bem as mãos ao tocar em superfícies que podem estar contaminadas. Também citou a necessidade de aplicarmos a etiqueta da tosse, não tossindo ou expirando sobre a mão ou diretamente no ar e sim utilizar o antebraço para proteger a proliferação de vírus e bactérias. Também é importante frisar que se evite compartilhar utensílios de alimentação até mesmo copos e garrafas de água.
Veja alguns registros desta aula prática:
Nenhum comentário:
Postar um comentário