quarta-feira, 13 de março de 2019

Microscopia de vermes platelmintos- 3ª série 2 e 3

           Nesta segunda-feira no turno noturno o laboratório recebeu os alunos das turmas 3ª série 2 e 3ª série 3 para uma aula de microscopia de platelmintos causadores de algumas enfermidades.
           Para esta aula optou-se em demonstrar vermes adultos de Shistosoma mansoni verme causador da Esquistossomose em humanos( detalhes bem observados demonstram a fêmea alojada dentro do organismo macho para que ocorra a reprodução sexuada). As fêmeas podem desovar cerca de 1.000(mil ovos ao dia) e os mesmos serão eliminados junto com as fezes ou urina do hospedeiro. Na água, os miracídios tem poucas horas para encontrarem seu hospedeiro intermediário (caramujo) para que os miracídios passem por reprodução assexuada tornando-se cercárias. As cercárias são eliminadas na água de rios e as pessoas ao entrarem em contato com as mesmas, podem sentir uma coceira geralmente nas pernas, pois a larva penetra pela pele, dando continuidade  a todo ciclo novamente.
          Outro verme demonstrado foi a Tênia (popular solitária) que causa teníase em humanos que ingerem carne suína ou bovina mal passada e sem inspeção sanitária - por isso deve-se saber a procedência da carne a ser ingerida e também ingerir bem cozida. 
          Nas imagens são demonstrados cada segmento do verme que pode atingir metros. Cada segmento pode se autofecundar originando inúmeros ovos diariamente, eliminados pelas  fezes do hospedeiro. Os ovos podem causar cisticercose, uma doença que agrava o funcionamento do sistema nervoso, podendo ser fatal.



Macho e fêmea de Shistosoma mansoni

Miracídios de Shistosoma (uma das etapas do ciclo de vida do esquistossomo)

Proglótides de Tênia (solitária) demonstrando ovos em cada segmento do corpo


 Fêmea de Shistosoma alojada   para  reprodução

Genicóforo do macho de Shistosoma onde  se aloja a fêmea para  reprodução
Ciclo da esquistossomose (imagem extraída da internet)
Alunos durante visualização microscópica


Nenhum comentário:

Postar um comentário