Com o objetivo de aprimorar os
conhecimentos sobre os sentidos TATO, PALADAR, OLFATO, AUDIÇÃO E VISÃO, as
turmas 2º ano1, 2º ano2 e 2º ano3 das professoras Rosa Marli Ulseinheimer,
Luciane Mai Mumber e Tatiane Eckert, estiveram no laboratório neste dia 21 de
março para uma aula prática.
Foi realizada uma explanação
demonstrativa sobre os sentidos e seu
funcionamento interligado com o cérebro. Os alunos observaram bonecos
anatômicos próprios para laboratório, maquetes e baners sobre os órgãos dos
sentidos. Na prática, ouviram alguns tipos de ruídos, explicando os cuidados
com o excesso de barulho, mostrando protetores de ouvido como o tampão; Para a
explanação sobre a visão foram abordados: o funcionamento deste sentido, citados
alguns problemas de visão; foi simulado a vida de pessoas que estão privadas da
visão vendando os olhos (para que cada aluno pudesse perceber a dificuldade e
os desafios dos portadores desta condição) também foram usados lupas de aumento
para visualização. Dinâmicas com cores foram usadas para abordar a ausência de
cones nos olhos de alguns animais que os fazem ver o mundo em preto, branco e cinza. Também foi abordado o daltonismo, condição em que algumas pessoas não detectam com precisão algumas cores. Para trabalhar o tato, os alunos foram estimulados a tocar objetos com
diferentes superfícies: frias, quentes, macias, duras, ásperas, lisas,
maleáveis. Para percepção na prática dos sentidos olfato e paladar, os alunos passaram
por uma breve trilha de sentidos, sendo estimulados a relembrar a memória de alguns odores e gostos do seu cotidiano. Salgado, doce, amargo e azedo foram testados
com quantidades extremamente cuidadosas para evitar quaisquer tipos de alergias,
(sendo realizada uma ampla pesquisa para desenvolver esta técnica para a
integridade da saúde dos alunos). Produtos com odor forte não foram utilizados.
Nesta última parte da aula prática, aproveitou-se para abordar a importância de
beber água e evitar o consumo de sal e doces em excesso. Um canto sobre os sentidos encerrou esta aula. Confira alguns
registros desta aula prática:
Nenhum comentário:
Postar um comentário