segunda-feira, 1 de maio de 2017

Trabalhando conceitos de introdução à química na prática

Trabalhando conceitos de introdução à química na prática
               Os alunos do 9º ano 1 (turno matutino) e 9º ano 2 (turno vespertino) tiveram a oportunidade de observar na prática conceitos de introdução à química, na disciplina de Ciências- ministrada pela professora Ivanir Merísio. Na ocasião, foram realizados experimentos que testaram Densidade de diferentes materiais em soluções líquidas com teor de salinidade diferenciado (obs: água salgada, água doce: como os materiais se comportam nesses meios). 
            Também foram demonstradas misturas homogêneas e heterogêneas, foram exemplificados diferentes estados físicos das substâncias (gasoso, líquido e sólido; bem como alteração desses estados físicos na ocorrência de reações químicas), magnetismo de substâncias, maleabilidade, espessura (exemplos demonstrados: ímãs; lâminas: chumbo, ferro, cobre).
          Form observadas  algumas reações químicas e suas características (alteração da cor, cheiro estado físico, forma), a transformação de algumas substâncias em outras, como por exemplo (enxofre + ferro, após aquecimento : formando um sulfeto ferroso). Nessa reação química, a o ferro altera suas características originais e deixa de ser atraído por um ímã e o enxofre sofre alteração na cor e cheiro pela fusão com o ferro. 
               Todos os experimentos foram contextualizados com vários exemplos do cotidiano: como a densidade do Mar Morto, as Reações químicas da digestão, da combustão, do preparo de alimentos, da indústria em geral.

Acompanhe registros fotográficos desta aula prática no laboratório:


Explanações gerais sobre os temas da aula prática (Professora Ivanir)




Densidade em meio aquoso 

Densidade em água salgada

Densidade 




Misturas 



Magnetismo 

Reação química entre enxofre e ferro



Observação do produto final da reação química entre ferro e enxofre (alteração na forma, cor, cheiro, formando sulfeto ferroso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário