segunda-feira, 15 de maio de 2017

Tipos de solo e erosão do solo

           Os alunos do 5º ano 3 tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre os tipos de solos, técnicas e cuidados com o solo e também processo de erosão que o solo sofre.
            Foram demonstrados as características de um Neossolo com suas diferentes etapas de formação. Amostras de solo argiloso, humífero e arenoso também foram disponibilizadas para observação.
            Os alunos também conheceram o processo de compostagem com uso de minhocas (vermicompostagem) e foram explicadas técnicas de conservação do solo, como curva de nível e terraços, mata ciliar.
            Para demonstrar a importância da cobertura do solo foi realizado um experimento: em um recipiente foi colocado apenas terra; no segundo recipiente foi colocado terra coberta com palha e no terceiro recipiente foi colocado terra e plantado grama. Foi despejado água simulando o efeito das chuvas sobre os três recipientes com solo e observado os resultados.
             Foi possível perceber claramente que o recipiente com solo sem cobertura sofreu o que se pode chamar de erosão pluvial (causada pela água da chuva) e que muitas partículas de solo foram carregadas para o recipiente de descarte, simulando o assoreamento que ocorre nos rios que não possuem proteção de mata ciliar.
             Foram contextualizados vários exemplos de problemas que o solo sofre, ocupação indevida em áreas de preservação ambiental, deslizamentos, voçorocas, queimadas, desmatamento.
             Além desta aula prática os alunos também visitaram uma área urbana próxima à escola, onde puderam analisar aspectos sobre relevo, solo, mata ciliar e uso do solo.

Veja alguns registros fotográficos desta aula:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário