terça-feira, 25 de abril de 2017

Preparando lâminas de células do tecido animal e vegetal

Preparando lâminas com células eucariontes animais e vegetais (da mucosa bucal humana e epiderme da cebola (Allium cepa)
Os alunos das turmas de 8º ano 1 e 2 do turno matutino e 8º ano 3 turno vespertino acompanhados da professora de Ciências Ivanir Merísio, estiveram no laboratório aprimorando seus conhecimentos sobre células eucariontes, animais e vegetais, bem como  suas estruturas a exemplo da parede celular membrana plasmática, citoplasma e núcleo (pois estas estruturas são possíveis de serem observadas ao microscópio óptico.  
Os alunos foram divididos em grupos e com ajuda das professoras de laboratório e da disciplina elaboraram lâminas de células da mucosa bucal e células da epiderme da cebola. A técnica utilizada para extração das células da mucosa bucal foi raspagem do interior da boca utilizando palito abaixador de língua e corando com azul de metileno ou lugol. O corante absorve certos comprimentos de luz visível e facilita a visualização dos componentes das células.
Para preparar a lâmina da  epiderme da cebola (Allium cepa) foi preciso retirar uma camada externa do bulbo da cebola e depois puxar com a pinça a camada superficial retirando uma película fina. Foi colocada em lâmina e adicionada o corante. Após coberta com lamínula e levada ao microscópio para observação.
Com uso do microscópio ótico no aumento de 40x foi possível conhecer e identificar algumas estruturas celulares que fazem parte das células.
Veja alguns registros desta aula:
Adicionar legenda




Imagem que ilustra a adição do corante nas células extraídas da mucosa bucal para verificar suas estruturas

Lâmina preparada por alunos



Visualização ao microscópio óptico
Imagem das células da mucosa bucal

Imagem da epiderme da cebola

Imagem das células da cebola (Allium cepa) demonstrando as estruturas parede celular, membrana plasmática, citoplasma e núcleo


Nenhum comentário:

Postar um comentário