segunda-feira, 17 de abril de 2017

OS SENTIDOS HUMANOS E O CORPO HUMANO

AULA NO LABORATÓRIO COM O TEMA OS SENTIDOS HUMANOS E O CORPO HUMANO

TURMAS : 2º Ano 2 e 3 do Ensino Fundamental (sob a supervisão das professoras titulares de turma, Luciane Mumber e Aline Henh.

PROFESSORAS DE LABORATÓRIO: Cláudia Wickert e Joze Beatriz Deimling

          O objetivo desta aula foi enriquecer o assunto trabalhado em sala de aula, trazendo para a prática, elementos que representam basicamente nossos sentidos humanos (olfato, paladar, audição, visão, tato). Os alunos puderam ter explicações sobre cuidados com todos os órgãos deste sistemas sensoriais.
                 Foram apresentados os 5 sentidos humanos básicos, seu funcionamento interligado com o cérebro e exemplos práticos. Os alunos ouviram brevemente tipos de ruídos, onde se explanou a importância de cuidados em empresas (usando tampão de ouvido e até mesmo em casa e na escola), Também foram comentados aspectos sobre a visão, seu bom funcionamento, a necessidade de uso de óculos por algumas pessoas, o uso de lupas em laboratórios para aumentar o tamanho do que se observa (obs; nestas fotos os alunos observavam uma pequena planta carnívora). Foi comentada a ação do cérebro como centro destas funções.  
            Foram utilizados dinâmicas com cores para relacionar aos portadores de daltonismo que não conseguem visualizar com nitidez as cores entre vermelho e verde, entre outras. Para trabalhar a pele e o tato os alunos se tocaram principalmente nos braços ( parte interna e sensível) também passaram por uma breve trilha de sensações tocando superfícies de diferentes espessuras, frias, quentes, duras, moles, ásperas, fofas, entre outras). Para trabalhar olfato e paladar foi utilizado o método de vendar os olhos para buscar lembranças relacionadas e cheiros e gostos. Foram exploradas as partes da língua que sentem o doce,o amargo, o salgado e o ácido .Foi tomado muito cuidado para evitar aos alunos contato com excesso de açúcar, sal, e produtos forte. Foi realizada uma pesquisa prévia para saber as quantidades a serem utilizadas por cada aluno bem como os produtos,  para não causar nenhuma alergia.

Com relação ao corpo humano foi realizada uma explanação usando bonecos  do laboratório e esqueleto bem como banners. Foram trabalhados os membros superiores e inferiores com seus principais ossos e músculos, cuidados e riscos, a pele como revestimento de todos os órgãos, funções do sistema digestório, circulatório e respiratório. 










































Nenhum comentário:

Postar um comentário