quinta-feira, 20 de abril de 2017

Preparando uma receita caseira de repelente ao combate do mosquito Aedes aegypti

Atividades relacionadas ao combate do mosquito Aedes aegypti fazem parte de muitos dos trabalhos realizados na E.E.B. Cardeal Arcoverde, como explanações em sala de aula, confecção de cartazes, notícias,  textos e vídeos.
Através das sugestões de vários professores, foi extraída da internet uma receita de repelente para insetos, principalmente o Aedes aegypti (agente causador das doenças febre amarela, dengue, chikungunia e zika). Os alunos do 5º ano 2 estiveram no laboratório de Ciências no dia 19 de abril realizando esta atividade prática e levaram consigo a receita para poder compartilhar com seus familiares.
Repelente natural à base de citronela (Cymbopogon nardus)
A citronela é uma planta medicinal e pode ser comprada em algumas farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais. Porém, fique atento, algumas pessoas podem ter alergia a citronela. Outra forma simples também, que pode ser utilizada para ambientes, é cortando suas folhas e expondo ao ar livre, isso já é suficiente para que a planta solte seu odor.
Caso prefira produzir seu repelente natural, será necessário:
 – 200 gramas de citronela
– 1 litro de álcool 70%
– Um vasilhame escuro
Como preparar:

Pegue as folhas de citronela e misture com ½ litro de álcool 70% em um vasilhame escuro e mantenha tampado por 8 dias em local seco e sem iluminação. Deve-se agitar todos os dias, duas vezes ao dia. Depois disso, coar as folhas e adicionar mais ½ litro de álcool.

Acompanhe nas imagens a realização da atividade prática no laboratório da escola: 




Na imagem apenas foi utilizado uma embalagem para demonstrar o repelente para ser utilizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário