terça-feira, 27 de junho de 2017

Cobras peçonhentas - 9º ano 1

           
             " Cobra coral possui duas cabeças?";
             "Cobra coral possui ferrão? ";
              " Como identificar um cobra coral verdadeira de uma falsa?";
             Essas e outras questões foram alvo da aula prática desta manhã - 27 de junho. Os animais peçonhentos são aqueles que além de possuírem veneno, possuem mecanismos de inoculação do mesmo, como: dentes com orifício, aguilhões, ferrões, quelíceras, cerdas, entre outros. é importante ressaltar que acidentes com animais peçonhentos causam muitas vítimas fatais, o que torna o conhecimento deste assunto de extrema relevância.
             Objetivando conhecer as características das cobras peçonhentas (jararaca e coral verdadeira), os alunos do 9º ano 1 realizaram aula prática no laboratório com exemplares citados que encontram-se conservados em formol e álcool 70%.  Os animais foram retirados com um dia de antecedência para amenizar o cheiro dos produtos químicos.
              Contando com dois exemplares de jararaca e um de coral, foi possível conhecer aspectos da anatomia destas cobras, adaptação ao meio em que vivem, forma de ataque de cada uma, ação do veneno, dicas preventivas e dados sobre acidentes com esses ofídios. Também foi possível desmistificar lendas através da observação da anatomia das cobras.
              Inúmeros questionamentos surgiram no decorrer desta aula prática. Confira alguns registros fotográficos: