A peça dissecada do coração do suíno foi amplamente explorada, pois sabe-se que pela distribuição interna dos órgãos, o suíno é muito utilizado em laboratórios universitários, assemelhando-se com a distribuição de órgãos humana.
Foram observados as cavidades átrios e ventrículos, o septo interventricular, o músculo miocárdio, (com ênfase para o lado esquerdo em que o mesmo apresenta-se mais espesso devido ao grande fluxo sanguíneo que irá bombear ao longo do corpo), as artérias pulmonares, aorta, veias pulmonares e veias cavas também foram observadas.
Para observar o percárdio (tecido fibroso pouco distendível que reveste o coração) optou-se por utilizar a peça de coração da ovelha. A mesma peça serviu para demonstrar a o efeito o excesso de gordura na mobilidade do miocárdio, deixando-o pouco maleável.
Esta aula foi contextualizada com doenças relacionadas ao coração como a aterosclerose, infarto do miocárdio e a necessidade da adoção de hábitos de vida saudáveis para a saúde deste órgão vital, bem como de todo o corpo humano.
Veja alguns registros desta aula prática:
Nenhum comentário:
Postar um comentário