terça-feira, 8 de abril de 2014

VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS - 2ª SÉRIE 1 EM - PROF JOZI

Aula prática de BIOLOGIA com professora Joze Beatriz Deimling, com apoio da professora Ivanir Merisio e Andrea Ely


VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS (Eles estão em "todos os lugares")

Você já se perguntou o que faz com que uma pessoa fique com um cheiro ruim nas axilas ou nos pés após suar bastante? Já imaginou porque não se pode colocar uma colher na boca e depois na comida sem que ela estrague depois de um tempo sem ferver?
Pois é, isso tudo acontece porque em nosso suor e saliva, assim como em todo o nosso corpo, nós temos hóspedes microscópicos vivendo conosco... Esses hóspedes são microorganismos, como as bactérias, os fungos, os protozoários e os vírus!!!
As bactérias que habitam o nosso corpo podem ser boas ou ruins para a nossa saúde. Por exemplo: as bactérias que vivem no seu intestino (também chamadas de flora intestinal) são boas pra sua digestão. Por outro lado, as bactérias que habitam machucados com pus são em geral nocivas à sua saúde, e devem ser evitadas. Os fungos, por outro lado, são em geral indesejáveis para a nossa saúde. Os protozoários, por sua vez, são organismos unicelulares que podem pertencer a espécies de vida livre ou parasitárias, algumas delas causando doenças ao homem. Já os vírus não são organismos vivos, ou seja, dependem de um ser vivo para se multiplicar, e não fazem parte da flora normal humana.







Nenhum comentário:

Postar um comentário