Na ocasião foi possível reconhecer na prática através da visualização a olho nu : células macroscópicas (alvéolos da laranja e gema do ovo) ou com microscópio, células microscópicas ( retiradas com técnica de esfregaço na mucosa bucal (parte interna da boca) e da epiderme (pele) da cebola.
Foram realizadas explanações gerais sobre vários tipos de células, tamanhos, formatos e funções das células nos diferentes seres vivos, com ênfase para o ser humano e realizadas correlações com o cotidiano de cada um (ex: importância da boa alimentação, da prática de exercícios e da ingestão de água para o bom funcionamento das células, tecidos e órgãos), tendo em vista que a célula é a uma unidade viva formadora de todas as demais partes do corpo humano.
PROCEDIMENTO PARA VISUALIZAÇÃO DAS CÉLULAS MICROSCÓPICAS
As células da mucosa bucal foram retiradas utilizando um palito de picolé, esfregando levemente a parte interna da boca. O material coletado foi depositado em uma lâmina, foi adicionado corante azul de metileno; após coberto com lamínula e observado no microscópio óptico com aumento de 40 vezes.
As células da epiderme da cebola foram retiradas com pinça e depositadas na lâmina, coradas com corante azul de metileno, cobertas por lamínulas e levadas ao microscópio óptico para visualização com aumento de 40 vezes.
Confira fotos desta aula prática:
Células da epiderme da cebola |
Células da mucosa bucal |